Vestidos de Yves Saint Laurent inspirado na obra de Mondrian |
Como se sabe, a estampa do vestido traz a tela de Mondrian de cores primárias sendo aplicada na parte frontal do vestido. O lançamento foi um sucesso e logo se tornou (e ainda é) um dos vestidos mais famosos da história da moda e do mundo. Depois disto Mondrian foi comunicado por meio de mobiliários, calçados, artigos de decoração e até souvenirs. Não existe classe social ou econômica que não conheça a super color obra do artista, e automaticamente Piet Mondrian.
Almofada e Luminária inspirada na obra de Mondrian |
Bolsa inspirada em peças lego e quadro Mondrian |
Tênis Mondrian, assinado pela Vans |
Pieter Cornelis Mondrian, mais conhecido como Piet Mondrian foi um pintor neerlandês modernista que nasceu em 1872 e faleceu em 1944 na cidade de Nova York. Se tornou ícone do movimento De Stijl (traduzido para o literal "O Estilo").
Para contar um pouco dessa história, o Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB da cidade de São Paulo, abre no próximo 25 a exposição "Mondrian e o Movimento Stijl" apresentando o percurso do artista, da figuração à abstração. Com curadoria de Pieter Tjabbes, Benno Tempel e Hans Janssen, são cerca de 60 obras entre pinturas, desenhos de arquitetura, mobiliário e fotografias de artistas do movimento De Stijl.
"Composição com Vermelho, Amarelo e Azul" de Piet Mondrian, 1921. Óleo sobre tela - 59,5 x 59,5 Pertence atualmente ao Gemeentemuseum Dee Haag, que mantém o Museu Escher, localizado em Haia, na Holanda. |
A exposição é gratuita e os organizadores sugerem começar a visita pelo subsolo para melhor compreensão da evolução do artista e do movimento De Stijl.
Serviço
"Mondrian e o Movimento Stijl" - 25.01 a 04.04.16
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB/SP
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo/SP
55-11-3113.3651 - ccbbsp@bb.com.br
4a a 2a das 09h às 21h
Entrada Franca