quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Uma goiana na London Fashion Week

Fotografo: Claudiu Berechet / Maquiagem: Virginia Bertolani / Modelo: Victoria Clore / Roupa: Mariana Jungmann


Olá pessoal... A London Fashion Week (Semana de Moda de Londres) está bombandooooo... E com todos os acontecimentos vindos de lá, trago-lhes uma notícia super bacana e especial que certamente poucos de vocês ainda sabem: temos uma goiana participando da semana de moda londrina. O nome dela é Mariana Jugmann e agora ela faz parte do grupo formado por três brasileiros que participam do evento. Mariana também está no seleto grupo de alunos do curso de mestrado da London College of Fashion escolhidos para apresentarem suas criações. Inspirada em sua infância, a goiana utilizou de rendas brasileiras desenvolvidas por rendeiras da cidade de Pesqueira (Pernambuco) para construir sua coleção. Também usou couro, lã cashemere e uma mistura de fibra de korma do Himalaia.

Alguns podem se perguntar do porque do meu entusiasmo. Claro! Já faz algum tempo que trabalho com micros e pequenas empresas, por meio das consultorias desenvolvidas para o Sebrae, bem como atendimentos direcionados a empresas privadas, e ainda com designers, estilistas e estudantes de moda que sonham, que almejam um lugar ao sol na divulgação de sua marca/criação. Sabemos o quanto é difícil a conquista deste lugar, e que três itens não podem faltar: esforço, esforço e esforço! Claro que estes três itens são por minha conta... Hehehehe... e junto a eles vem embutidos mais uma pancada. Enfim... Sem mais delongas (e sem ser piegas), o fato é que fiquei sim muito feliz de saber que temos uma representante goiana na Semana de Moda de Londres (uma das mais importantes do mundo) começando uma história bonita, bacana e super empreendedora.

Sendo assim, fiz questão de bater um papo rápido com Mariana que me concedeu uma entrevista onde ela conta um pouquinho sobre sua jornada, sonhos, trabalhos... e é claro: percalços, alegrias, dificuldades, sabores e saberes de empreender em sua vida, em sua carreira profissional e na moda. Foi um papo muito motivador e ela dá dicas super legais para aqueles que também querem fazer história. Segue na íntegra:


BLOG LP CONSULTORIA: Como e quando se percebeu interessa em moda?
MARIANA JUNGMANN: Eu sempre gostei de moda. Fui uma daquelas meninas que fazia roupinhas para ver a moda Barbies e adorava brincar com as peças do armário da minha mãe. Demorei um pouco para ver a moda como profissão. Entrei na faculdade de Direito primeiramente, pois minha família é tradicional na área. Mas confesso que me interessava muito mais pelas roupas dos advogados do que pelo que eles tinham a dizer. Chegou um momento em que vi que o caminho da moda era o caminho que eu tinha que seguir.

BLOG LP CONSULTORIA: Porque não quis começar a jornada em Goiás? Sentiu dificuldades/limitações a respeito?
MARIANA JUNGMANN: Eu fiz faculdade a vários anos atrás e nessa época o ensino de moda em Goiás não era bem desenvolvido. Não sei como é agora, mas o que sempre faço quando começo uma jornada é pesquisar. Procuro ter o máximo de informação possível sobre aquilo que eu pretendo fazer e no momento em que resolvi estudar moda, São Paulo era o melhor lugar dentro do Brasil. Sendo assim, fui pra lá.
Claro que senti dificuldades. Existem as dificuldades culturais, pois a maior parte das pessoas não sabem o que é moda de verdade e acham que é apenas gostar de fazer compras e desenhar vestidos novos para o próprio armário. Também, existem as limitações de diversos âmbitos: pessoais, econômicos, estruturais... A questão é ser capaz de vencer essas dificuldades, seguir em frente e ser o melhor que você pode ser. Não importa em que país, estado ou cidade.

BLOG LP CONSULTORIA: Como foi sua seleção para participar da London Fashion Week?
MARIANA JUNGMANN: A seleção é maior do que você pode imaginar. Começa com o processo de ser escolhido para o mestrado. Por ano eles aceitam entre 22 e 30 alunos para o mestrado de moda feminina. A Universidade recebe em média 20.000 inscrições por ano, vindas do mundo inteiro. Se eles gostam do seu material e você se enquadra no perfil que estão procurando, então te convidam para uma entrevista. 
Durante todo curso o aluno é observado e avaliado, sendo que ao final do mesmo apresentamos nossa coleção criada em um desfile dentro da universidade. Neste desfile possui um grupo de jurados composto por profissionais de moda diversos que assistindo avaliam as apresentações selecionando as melhores. Esses selecionados escolhem algumas peças e mandam para a avaliação detalhada do júri que observará o desenvolvimento, acabamento e a execução. Por fim, a lista dos 06 alunos escolhidos para participarem da London Fashion Week é liberada. Em minha turma de mestrado éramos 30 alunos - uma das maiores que já existiu no mestrado da London College of Fashion.

BLOG LP CONSULTORIA: Pretende participar de ações e eventos de moda no Brasil, como SPFW e Fashion Rio?
MARIANA JUNGMANN: Eu adoraria participar da SPFW. É uma das maiores Semanas de Moda do mundo. A 5a maior. Seria uma honra.

BLOG LP CONSULTORIA: Já possui PDV no Brasil? Se não, pretende abrir?
MARIANA JUNGMANN: Não. Ainda não possuo PDV no Brasil. O meu plano de negócio não inclui pontos de venda, mas apenas revenda para lojas de departamentos e boutiques de luxo. É uma forma interessante de se começar a construir uma marca, pois diminui custos e estresse. Mas não é tão simples assim também, pois você precisa atrair compradores e mídia. Então, se algum comprador que estiver lendo esta matéria e estiver interessado em revender meus produtos, é só entrar em contato. Mas no futuro quero sim ter pontos de venda, pois isso é algo importante. Apenas para o momento ainda não estou em posição de fazê-lo.

BLOG LP CONSULTORIA: Quais os próximos passos da marca?
MARIANA JUNGMANN: No momento sigo em negociação com compradores aqui do Reino Unido para conseguir vender meus produtos e já pensando é claro na próxima temporada. Até o fim do ano, quero vender em pelo ao menos duas lojas de departamento aqui e certamente expandir os negócios no Brasil.

Foto: Petiscos, por Julia Petit


Nenhum comentário:

Postar um comentário