quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

COLETTE - o templo da moda parisiense fecha suas portas

O dia de ontem (20 de Dezembro) ficará na história da moda mundial. Encerra-se uma das carreiras mais cool, très chic e conceitual da moda francesa, depois de 20 anos de sucesso: a colette.

Imagem: Divulgação

Conhecida como o "templo da moda" foi fundada em 1997 por Colette Roussaux, e nos últimos anos vinha sendo tocada por sua filha Sarah Andelman, que conseguiu promover a loja a um ponto de parada para todos os fashionistas em Paris. Localizada na famosa rua Saint-Honoré e vizinha de marcas como Roger & GalletMiu Miu e Fendi, a loja possuía quase 750 metros quadrados distribuídos em três andares totalmente brancos. Lá podíamos encontrar um bar/restaurante com 180 marcas de água, galeria de arte, corner de steetwear, brinquedos, roupas, acessórios, livros, joias, agendas e um monte de outras coisinhas que compunham o mix da colette. Foi lá também que a Apple decidiu lançar no mundo o Apple Watch, com presenças de Anna Wintour e Karl Lagerfeld. Mon Dieu! Dá pra sentir o savoir-fare do lugar né?

Imagem: Divulgação

Grandes marcas mundiais fizeram parceria com a colette: Hermès fez uma coleção de lenços em colaboração com a marca; Chanel abriu uma pop-up store em parceria numa garagem em 2011; o McDonald's criou uma linha de roupas; a Barbie comemorou seus 50 anos e a Coca-Cola lançou seu novo refrigerante "Life", no bar da loja. 

Meu óculos que comprei na colette

A colette tinha também o poder de lançar novos estilistas ditando assim a moda atual e futura. Ter seu produto comercializado pela colette era dar um salto triplo na carreira de qualquer profissional. Porém mesmo com o potencial do empreendimento que em 2016 faturou US$ 36 milhões, as empreendedoras justificam a busca por uma aposentadoria e vida mais tranquila. Sem tantas correrias.

Minha agenda 2018 que comprei na colette em Outubro

Tive o prazer de não somente conhecer a colette mas também de consumir algumas coisinhas por lá. Era uma perdição. Tudo acessível às mãos e encantador aos olhos. Duas coisas que mais gostei de ter comprado por lá: um óculos de grau lindo de viver assinado pois designers franceses e a minha agenda de 2018 com desenhos e mensagens francesas para o ano vindouro. Linda e prática, dois objetos que agora se tornam históricos e memoráveis, sempre me remetendo à experiência que vivi na colette e no mundo da moda universal que agora não mais existirá. Como diz Sarah Andelman, filha de Colette: "Quem viveu, viveu. Quem não viveu, desolé!"

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Coworking de Moda - O que é e como funciona?



Fui convidado pelo SEBRAE Nacional a participar do quadro "Papo de Negócios" onde especialistas apresentam informações sobre temas atuais voltados ao empreendedorismo, business e afins segmentados. Nossa pauta foi sobre empreendedorismo de moda especificamente para falar sobre coworking de moda - ou seja, espaços coletivos de trabalho voltado para a moda. 

O fashion talk aconteceu em dois momentos: primeiramente apresento "o que é um coworking de moda" seguido do case do Clube de Costura no qual tive o prazer de ser o consultor responsável pela implantação do negócio - trabalho este oferecido ao Mega Moda Shopping.

No segundo momento, após a interação do público nas mídias sociais do SEBRAE-NA, selecionamos as principais perguntas respondendo as dúvidas dos interessados. Se você ainda não assistiu a matéria, CLIQUE AQUI e assista os dois vídeos. Ao abrir a página, desça a barra de rolagem e você verá o tema lá embaixo. Tomara que você goste! 

Nova loja Shopping dos Cosméticos

Imagem: Divulgação

O Shopping dos Cosméticos acaba de inaugurar sua mais nova loja em um dos bairros nobres de Goiânia - setor Marista, no Shopping Bougainville.

Com nova proposta de branding voltada para o conforto e a experiência do cliente, a store oferece uma infinidade de marcas de perfumaria, cosméticos e produtos de higiene pessoal disponibilizando ainda assessoria especializada no mundo da beleza aos clientes que visitam a loja para adquirir produtos. A nova loja traz também ambiente confortável, climatizado, facilidade visual na escolha dos produtos, e ainda os benefícios de estacionamento privado e segurança que um grande mall pode nos oferecer no momento das compras. 

Marca presente em sete cidades goianas e também no Distrito Federal o Shopping dos Cosméticos se tornou referência para os goianos quando se trata de produtos de beleza, cosmetologia e afins. Vale a visita!



Shopping dos Cosméticos
Endereço: Shopping Bougainville 
Rua 9, nº 1.855 - Setor Marista - Goiânia|GO

Nathalia Timberg interpretará Iris Apfel no teatro

Nathalia Timberg - atriz brasileira
Imagem: Divulgação

Nathalia Timberg (@nathalia_timberg) interpretará no teatro Iris Apfel (@iris.apfel) ícone da moda norte americana, atualmente com 96 anos e aclamada pelos fashionistas no mundo todo. A estréia está agendada para 5 de Julho em São Paulo-SP com local ainda não definido. Já estamos ansiosos. Amamos Nathalia. Amamos Iris. 2018 já começa fashion!


Iris Apfel - ícone da moda nova iorquina
Imagem: Divulgação



NATURA abre sua primeira loja no Centro-Oeste em Goiânia

Para quem ama NATURA assim como eu, agora ficará muito mais fácil adquirir os produtos da marca. A primeira loja física da rede no Centro-Oeste será inaugurada esta semana no setor Nova Suíça em Goiânia. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, a empresa ficou nacionalmente conhecida por atuar com venda direta por meio de suas consultoras e também no mundo virtual. De lá pra cá se expandiu, reposicionou o branding e levantou a bandeira da brasilidade se tornando uma das empresas mais lembradas no exterior com DNA legitimamente brasileiro. 

Produtos NATURA
Imagem: Divulgação

A expansão da gigante dos cosméticos já vem acontecendo a alguns anos. Uma de suas primeiras lojas físicas foi aberta em Paris|FR com VM (visual merchandising) assinado pela querida amiga Sylvia Demetresco, e estava localizada no famoso bairro de Saint-Germain des Près. Com nova proposta, a loja foi transferida para o bairro cool da "Cidade Luz": o Marais - charmoso e histórico bairro situado às margens do Rio Sena que apresenta em seu histórico a relação com a nobreza, a cultura judaica, e atualmente frequentado por moderninhos e descolados. Hoje a marca NATURA está presente em países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos, além de indiretamente em mais 63 países.


INÍCIO DOS NEGÓCIOS

Sua origem foi por meio do modelo tradicional de negócios com uma pequena loja e fábrica localizadas no bairro de Vila Mariana em São Paulo-SP no ano de 1969 e somente em 1974 começou a atuar com venda direta. A NATURA em tempos deixou de ser um produto de higiene pessoal para se tornar um produto de fashion and beauty experience

Loja Natura no Marais - Paris|FR
Imagem: Divulgação


EM GOÍAS

A negociação para sua primeira loja em Goiás vinha acontecendo em segredo a algum tempo, e enfim foi concluída com promessas de apresentar as novas propostas da marca aos goianos. Com o nome "Dona Flor - Natura bem estar bem" a loja será inaugurada no próximo dia 22 com a presença de vips como a empresária e fashion influencer Danila Guimarães e Marcos Costa, maquiador oficial NATURA que estará à disposição para maquiar os convivas presentes.   


Marcos Costa - maquiador oficial da NATURA
Imagem: Divulgação

Danila Guimarães - empresária goiana e fashion influencer
Imagem: Divulgação


SERVIÇO

Inauguração Dona Flor - Natura bem estar bem
Data: 22 de Dezembro de 2017 - 6a feira
Horário: a partir das 14h
Endereço: Praça Nova Suiça, ao lado do Banco Itaú - Goiânia|GO
Aberto ao público

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Bordana lança nova coleção de vestuário

Cooperativa goiana integra movimento de incentivo ao uso da fibra natural no Brasil.
 
A Bordana, cooperativa de bordadeiras de Goiânia, lança, no dia 11 de dezembro, sua primeira coleção de vestuário feminino com 60 modelos de saias, regatas, batas e vestidos feitos com tecidos 100% algodão. A marca foi a primeira parceira do movimento Sou de Algodão, cujo objetivo é indicar ao consumidor produtos com alto teor de algodão na composição, além de conscientizar sobre benefícios da fibra natural, como leveza e conforto.

Imagem: Matteus Montalvão

O movimento conta, atualmente, com 11 marcas signatárias: além da própria Bordana, a cooperativa Inbordal, toalhas Appel, Mon Petit homewear, pijamas Cor com Amor, Estyllus Denim Design, fiação Norfil, Highstil moda masculina, Martha Medeiros, Love Secret lingerie e Lojas Renner, e ainda conta com o apoio da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Abest (Associação Brasileira dos Estilistas) e Etiqueta Certa (empresa normatizadora das etiquetas de confecções).

Imagem: Matteus Montalvão
A cooperativa de bordadeiras é reconhecida em Goiânia por seu trabalho artesanal em almofadas, chaveiros e marcadores de páginas, e foi fundada em homenagem à Ana Carolina, filha de bordadeira, que tinha o sonho de ser designer de moda. Agora, a Bordana estréia no segmento da moda feminina.

Imagem: Matteus Montalvão

“Com a coleção de vestuário feminino, quis perpetuar e manter viva essa memória, transformar a dor em amor e realizar o sonho da minha filha”, conta Celma Grace de Oliveira, idealizadora da Bordana e mãe de Ana, vítima de leucemia. Ela conta que a homenagem à filha também dá força para outras mulheres da cooperativa, que estão transformando suas vidas empreendendo por meio do bordado.

Almofadas IPÊ de coleções passadas - Imagem: Lú Barcelos (Chocolate Fotografias)

A cooperativa conta com 23 mulheres e trabalha com iniciativas sustentáveis tanto no uso da matéria-prima quanto no desenvolvimento socioeconômico das bordadeiras.

 
Sobre o “Sou de Algodão”

O movimento “Sou de Algodão” é uma campanha desenvolvida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que contempla diversas ações de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil do país, com o objetivo de conscientizar o consumidor final sobre os benefícios da matéria-prima na moda.

As ativações do movimento contemplam engajamento de influenciadores que conversam tanto com a cadeia produtiva quanto com o consumidor, como estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, empresários e blogueiras. Também estão previstas ações em redes sociais, plataformas digitais e um portal de conteúdo sobre o uso do algodão na indústria da moda (http://soudealgodao.com.br/), além de parcerias com marcas, iniciativas com instituições de formação em moda e apoios.


Por, Index Assessoria - Sou de Algodão