Cooperativa goiana integra movimento de incentivo ao uso da fibra natural no Brasil.
A Bordana, cooperativa de bordadeiras de Goiânia, lança, no dia 11 de dezembro, sua primeira coleção de vestuário feminino com 60 modelos de saias, regatas, batas e vestidos feitos com tecidos 100% algodão. A marca foi a primeira parceira do movimento Sou de Algodão, cujo objetivo é indicar ao consumidor produtos com alto teor de algodão na composição, além de conscientizar sobre benefícios da fibra natural, como leveza e conforto.
Imagem: Matteus Montalvão |
O movimento conta, atualmente, com 11 marcas signatárias: além da própria Bordana, a cooperativa Inbordal, toalhas Appel, Mon Petit homewear, pijamas Cor com Amor, Estyllus Denim Design, fiação Norfil, Highstil moda masculina, Martha Medeiros, Love Secret lingerie e Lojas Renner, e ainda conta com o apoio da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Abest (Associação Brasileira dos Estilistas) e Etiqueta Certa (empresa normatizadora das etiquetas de confecções).
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A cooperativa de bordadeiras é reconhecida em Goiânia por seu trabalho artesanal em almofadas, chaveiros e marcadores de páginas, e foi fundada em homenagem à Ana Carolina, filha de bordadeira, que tinha o sonho de ser designer de moda. Agora, a Bordana estréia no segmento da moda feminina.
Imagem: Matteus Montalvão |
“Com a coleção de vestuário feminino, quis perpetuar e manter viva essa memória, transformar a dor em amor e realizar o sonho da minha filha”, conta Celma Grace de Oliveira, idealizadora da Bordana e mãe de Ana, vítima de leucemia. Ela conta que a homenagem à filha também dá força para outras mulheres da cooperativa, que estão transformando suas vidas empreendendo por meio do bordado.
Almofadas IPÊ de coleções passadas - Imagem: Lú Barcelos (Chocolate Fotografias) |
A cooperativa conta com 23 mulheres e trabalha com iniciativas sustentáveis tanto no uso da matéria-prima quanto no desenvolvimento socioeconômico das bordadeiras.
Sobre o “Sou de Algodão”
O movimento “Sou de Algodão” é uma campanha desenvolvida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que contempla diversas ações de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil do país, com o objetivo de conscientizar o consumidor final sobre os benefícios da matéria-prima na moda.
As ativações do movimento contemplam engajamento de influenciadores que conversam tanto com a cadeia produtiva quanto com o consumidor, como estilistas, personal stylists, representantes de marcas que ditam a moda, empresários e blogueiras. Também estão previstas ações em redes sociais, plataformas digitais e um portal de conteúdo sobre o uso do algodão na indústria da moda (http://soudealgodao.com.br/), além de parcerias com marcas, iniciativas com instituições de formação em moda e apoios.
Por, Index Assessoria - Sou de Algodão
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